domingo, 24 de outubro de 2010

Relato da visita à ONG Arte e Luz


Casa de oração

  Nossa primeira parada foi na casa de oração, próxima a oficina, onde pessoas em situação de rua podem tomar café da manhã e se envolver com os projetos da ONG.
  Nesta casa descobrimos que Arquidiocese traz apoio e incentivo ajudando-os em relação a alimento e estrutura. Na comunidade algumas pessoas saíram das ruas e encontraram abrigo na casa, entretanto os índices de criminalidade na região se mantiveram.
  Já na oficina vimos o projeto de confecção de luminárias e outros artigos artesanais feitos de bagaço de cana, nesse processo uma oficineira ensina estudantes a separar e limpar as fibras da cana, usando soda caustica para soltar os açúcares da fibra deixando-a mais propícia para o uso no artesanato, depois a lavar a cana, afim de tirar a soda caustica das suas fibras, e finalmente triturá-la para que possa ser aplicada nos suportes de alumínio das luminárias.

Separação da fibra de cana

Trituração da fibra limpa

Luminária já pronta
  

  Esse projeto ajuda no acolhimento de pessoas em condições de rua que normalmente se sentiam desamparadas, educando-as em uma nova profissão, fazendo da comunidade em que vivem um lugar mais acolhedor.

Christian F. nº10 e Gabriela E. nº14

Nenhum comentário:

Postar um comentário